terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Lista de Convidados - O Terror dos noivos!! 7 Dicas para te ajudar!

Este é um assunto complicado...
A Lista de convidados sempre dá muita dor de cabeça, maaaas nada que não possa ser solucionado!!

  • A primeira dica(uma das que mais me ajudou) é que em TODOS os orçamentos que fiz(e foram muitos) eu fui orientada pelos profissionais, que lidam com o ramo de festas a anos, a calcular um número de aproximadamente 20% de faltantes, por exemplo: estou convidando 200 pessoas e fazendo uma festa para 160 (200 - 20% = 160), isso te ajuda com uma margem a mais de convidados. É Claro que quanto menor a festa, mais íntima ela será e menor será o número de faltosos. Clique aqui e leia um caso real, casamento da Ju em 11/2014.
  • Vai de cada um, maaas eu preferi inverter as ordens... primeiro fiz orçamentos estipulei um o valor que poderia gastar (fiz uma lista genérica antes dos orçamentos para ter uma ideia), mas só depois montei a lista definitiva, ou seja conclui que eu só poderia fazer uma festa para 160 convidados (no caso 200 convites) e a partir daí fui estipulando as pessoas.
  • Pessoas... Um caso sério! rsrsr É Claro que se eu pudesse convidaria muito mais, no entanto $$$ não é possível e quem realmente te respeita vai entender! Fui utilizando critérios de eliminação do tipo: Me convidou pro casamento dela(e)? Tenho contato a menos de um ano? Primos distantes que já se casaram e eu não vejo a séculos, convidei apenas os pais(no caso meus tios)! Casais com filhos adultos e casados, caso não tenha intimidade com os filhos, não fica feio chamar apenas os pais! Me viu nascer, MAS me viu crescer, Me ajudou na faculdade, arrumar emprego...?rsrs 
  • Tem situações super chatas onde você não sabe o que falar como: com sogra, sogro... e as pessoas da família do noivo ou da noiva, por isso dividi a lista da seguinte maneira 100 para mim e meus pais e 100 para meu noivo e os pais dele, desta maneira eu não preciso me envolver na escolha dele e nem ele na minha.. ele tem 100 convidados e vai dividir da maneira que achar melhor, assim como já sentei com meus pais e já selecionamos amigos, família, achegados...rsrsrs
  • Trabalho - Como fazer com o pessoal do trabalho... é complicado, pois são pessoas do convívio cotidiano, no entanto você não é obrigada a chamar todo mundo, maaaaas já que não vai chamar é melhor evitar o assunto perto dos que não serão convidados e de resto é só agir naturalmente.
  • Perguntas e indiretas inconvenientes... sempre tem! rsrsrs aquela pessoa que você sabe que não vai poder convidar e que diz: "Nossa vou dançar muito no casório!" .. não tem muito o que fazer... Sorria e mude de assunto! 
  • Sétima e última dica, NÃO SE DESESPERE para convidar pessoas a mais do que você pode! As pessoas que te querem bem, vão entender e não irão exigir algo que não há como realizar! Fique tranquila! Aos poucos tudo se ajeita! ;D


Nenhum comentário:

Postar um comentário